Palácio do Gelo Shopping, Rua do Palácio do Gelo, nº 3, Piso -2 3500-606Viseu, Portugal Palácio do Gelo Shopping, Rua do Palácio do Gelo, nº 3, Piso -2 3500-606Viseu, Portugal Palácio do Gelo Shopping, Rua do Palácio do Gelo, nº 3, Piso -2 3500-606Viseu, Portugal

Superalimentos

Superalimentos

Os superalimentos são assim designados por serem considerados estrelas nutricionais, isto é, contêm várias propriedades que os tornam únicos. Estes alimentos apresentam um alto teor de nutrientes essenciais como vitaminas, fibras, minerais ou antioxidantes e, além disso, são também baixos em calorias.        

O consumo destes alimentos oferece mais energia ao organismo, potencia o bem-estar e fortalece o sistema imunitário, podendo, inclusive, ter características preventivas e curativas. Apesar destes benefícios é importante manter um regime alimentar equilibrado e variado, ter um estilo de vida saudável e praticar exercício físico com regularidade.

Destacamos aqui alguns superalimentos que deves ter em casa:

Frutos vermelhos

Os frutos vermelhos como os morangos, mirtilos, framboesas, amoras e cerejas são uma boa fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Além de poderem ser introduzidos na nossa alimentação de várias formas (ao natural, sumos, batidos, iogurtes, gelados, geleias, compotas, sobremesas, etc.), os frutos vermelhos apresentam bastantes benefícios:
- têm uma ação anticancerígena e combatem a inflamação protegendo os órgãos e tecidos do corpo;
- facilitam a digestão, reduzem os níveis de colesterol e glicose no sangue;
- contribuem para uma maior sensação de saciedade.

Maçã

A pectina, fibra solúvel presente neste alimento, ajuda a impedir a absorção de gorduras, reduz os níveis de açúcar no sangue e combate o mau colesterol. Já todos ouvimos o ditado “Uma maçã por dia mantém o médico longe.” e, como tal, consuma-a nesta proporção.

Brócolos

Este alimento possui o dobro da vitamina A presente na laranja e tem quase tanto cálcio como o leite. Para além destes componentes, é também rico em antioxidantes e vitaminas do complexo B e C. O seu consumo contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal, ativa as defesas do organismo, reduz o risco de desenvolvimento de diabetes e está associado a uma redução do risco de alguns tipos de cancro como o do estômago. 

Nozes

As gorduras poli e monossaturadas presentes neste alimento, chamadas as gorduras boas como o Ómega 3, contribuem para uma menor propensão a doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e mau colesterol. O seu teor em fibra ajuda ainda na manutenção de peso.

Cogumelos

Os benefícios dos cogumelos estão relacionados sobretudo com a saúde mental, imunitária e cardiovascular. Este alimento é abundante em vitaminas do complexo B, nomeadamente a riboflavina, niacina e ácido pantoténico, minerais como o zinco, magnésio e selénio e também em compostos funcionais chamados beta-glucanos que previnem doenças oncológicas. Os cogumelos fornecem ainda potássio que revela ser um auxiliar na regulação da pressão arterial e na redução do risco de doença renal.

Aveia

Os compostos presentes neste cereal (ácidos gordos insaturados, fibras alimentares, vitamina E, zinco e ferro) ajudam a reduzir o colesterol, protegem a flora intestinal, controlam a glicose no sangue e promovem a saciedade.  Além disso, o seu elevado teor de proteína tem uma influência positiva na resposta imunológica e na cicatrização de tecidos. De destacar ainda a versatilidade deste alimento que pode ser utilizado em papas, iogurtes, panquecas, bolachas, pão, etc.